A artista

Imagem relacionada

Lee Ji Eun, mais conhecida pelo seu nome artístico IU, é uma cantora, atriz, modelo, produtora, compositora, letrista e filantropa sul-coreana. Seu nome artístico vem da abreviação de ‘I and You’ (Eu e Você), simbolizando que ela e os fãs se tornarão uma só pessoa através da música.

O nome do seu fã clube é Uaena, onde cada sílaba possui um significado diferente. ‘U’ é ‘You’ (Você, em Inglês), ‘Ae’ em sino-coreano é ‘Amor’, e ‘Na’ em coreano é ‘Eu’.

Ela nasceu no Distrito de Gwangjin em Seul no dia 16 de Maio de 1993. Ji Eun cresceu na Província de Gyeonggi, morando em uma casa pequena com sua avó, seu irmão menor e suas primas, pois seus pais não tinham condições financeiras para sustentá-los e ficavam dia e noite nas ruas buscando um emprego e fazendo bicos, embora sua condição financeira com sua avó também fosse de extrema pobreza.

Durante o ensino médio, ela descobriu sua paixão por cantar, especialmente quando se apresentou em uma competição da escola e por causa do grande apoio que recebeu de seu pai. Ela sempre estava em karaokês cantando músicas antigas e com isso, tomou coragem para fazer audições. Ji Eun fez testes em diversas agências, mas constantemente era recusada pelas mesmas.

O início de sua carreira.

Em 2007, ela foi contratada pela LOEN Entertainment e começou sua carreira musical aos 15 anos, com apenas 10 meses de treinamento profissional, lançando o mini álbum ‘Lost And Found’ em Setembro do ano seguinte. O EP foi produzido por Choi Gap Won, grande produtor responsável por hits de Gummy, Wheesung e Lee Hyori. As promoções do main single ‘Lost Child (Mia)’ começaram no M!Countdown do mesmo mês e a cantora sofreu diversos insultos antes, durante e após a apresentação, por considerarem que ela “não tinha treinado o suficiente para debutar” e “nem era bonita o suficiente para debutar”. Ela ganhou o prêmio de ‘Novata do Mês’ pelo Ministério da Cultura Coreana, porém seu álbum falhou totalmente em vendas.

Em Abril de 2009, IU lançou seu primeiro full álbum intitulado ‘Growing Up’. O primeiro single ‘Boo’ começou a ser promovido um dia depois de seu lançamento no Music Bank. O público ficou instigado pois houve um grande pulo de gênero musical entre essa canção e seu debut, que foi descrito como uma “balada pesada e obscura” comparado ao “som retrô dos anos 80” de ‘Boo’. Com isso, houve uma resposta favorável na época e a popularidade de IU finalmente começou a crescer. A cantora também promoveu o segundo single ‘You Know’, reconhecido como um pop rock divertido.

No final do mesmo ano, IU lançou seu segundo mini álbum intitulado ‘IU…IM’. O main single ‘Marshmallow’ começou a ser promovido nas três maiores redes de televisão em Novembro e contava com a participação do rapper ZICO, que no momento, ainda era apenas um trainee. As performances foram bem recebidas pelos telespectadores e os elogios eram muito parecidos com os mesmos de ‘Boo’.

Com sua crescente popularidade, a cantora foi convidada para participar das trilhas sonoras de ‘Strike Love’ e ‘Queen Seondeok’. Ela também colaborou nos álbuns de artistas como Mighty Mouth e The Three Views. IU se tornou a apresentadora fixa de um programa musical da Gom TV, além de ser uma convidada semanal dos programas de rádio Kiss The Radio, Volume Up, Starry Night e Best Friend.

O estouro ‘IU’.

Em Junho de 2010 foi lançado ‘Nagging’, um dueto gravado com Lim Seulong do 2AM. O single estreou em #12 lugar na Gaon Digial Chart e subiu para o #1 lugar na semana seguinte, onde permaneceu por três semanas consecutivas. A música se tornou muito popular e ganhou o prêmio ‘Mutizen’ no Inkigayo, além de também ter ganhado o prêmio de #1 lugar no Music Bank. Na mesma época, IU lançou a trilha sonora ‘Because I’m a Woman’ para o drama ‘Road No.1’ e uma colaboração com Sung Si Kyung intitulada ‘It’s You’ que ficaram em #6 e #1 lugar respectivamente no mesmo gráfico coreano de música.

Seu terceiro mini álbum ‘Real’, foi lançado em Dezembro do mesmo ano. Ele vendeu cerca de 85 mil cópias físicas na época, esgotando na pré-venda nas principais lojas e se tornando seu maior sucesso desde então. Produzido em parceria com grandes nomes como Yoon Jong Shin, Kim Hyeong Seok, Lee Min Soo, Kim Eana, Shinsadong Tiger e Choi Gap Won, o EP teve como main single ‘Good Day’, estreando em #4 lugar no Gaon Album Chart e permanecendo em #1 lugar durante cinco semanas consecutivas, dividindo esse recorde somente com ‘Gangnam Style’, do PSY.

Durante as promoções, IU liderou todas as paradas nos programas musicais como M!Countdown, Music Bank e Inkigayo. Ela também recebeu diversos elogios referentes as suas habilidades vocais devido a sua nota alta de 3 oitavas que acontece no pico da música. Na época, muitas pessoas começaram a se tornar seus fãs, sendo pessoas das mais diversas idades e gêneros, fazendo com que o público de IU fosse mais variado do que outros artistas de kpop, onde a maioria de seus fandoms era composto por adolescentes.

Ainda colhendo frutos desse sucesso, a cantora levou o prêmio de ‘Música do Mês – Dezembro’ no Cyworld Digital Music Awards; ‘Bonsang’ e ‘Gravação do Ano – Categoria Digital’ no Seoul Music Awards; ‘Música do Ano’ e ‘TOP 10 Artistas’ no Melon Music Awards e ‘Música do Ano’, ‘Melhor Música Pop’ e ‘Musicista do Ano’ no Korean Music Awards.

No mesmo ano, ela se juntou ao programa de variedades ‘Hero’ e ao drama adolescente de sucesso ‘Dream High’ que abriu as portas para sua carreira como atriz. Para sua trilha sonora, ela lançou ‘Someday’ que ficou em #1 lugar na Gaon Digital Chart, vendendo mais de 2 milhões de cópias digitais. 

Em Fevereiro de 2011 o repackge album ‘Real+’ foi lançado. O main single ‘Only I Didn’t Know’ foi um presente de Yoon Sang para IU. A canção foi um pouco diferente dos gêneros anteriores, lembrando um pouco o seu estilo original de debut e teve um bom desempenho comercial, estreando em #1 lugar na Gaon Digital Chart e vendeu mais de 23 mil cópias físicas na Coreia do Sul. ‘Only I Didn’t Know’ também rendeu o prêmio de ‘Música do Mês – Fevereiro’ no Gaon Chart K-pop Awards.

Após o fim das gravações de ‘Dream High’, IU participou como ato de abertura do primeiro concerto solo da cantora britânica Corinne Bailey Rae e virou apresentadora principal do Inkigayo, cargo que ocupou até 2013. Ela também participou do clipe de ‘My Heart Beating’ do K.Will e lançou sua primeira música composta intitulada ‘Hold My Hand’ para a trilha sonora de ‘The Greatest Love’. A música ficou em #3 lugar na Gaon Digital Chart e vendeu mais de 2 milhões de copias digitais. Nesse meio tempo, IU também participou do programa de patinação no gelo ‘Kiss&Cry’, no qual foi eliminada no oitavo episódio, e do programa Immortal Songs, o qual teve que se retirar da competição devido a sua agenda apertada.

A prova de sua crescente popularidade.

Em Novembro do mesmo ano, IU lançou seu segundo full álbum intitulado ‘Last Fantasy’. Ele teve um enorme sucesso comercial, vendendo mais de 7 milhões de cópias digitais em sua semana de lançamento. Na semana seguinte, o álbum já tinha atingido mais de 10 milhões de cópias digitais e mais de 117 mil cópias físicas, o tornando um dos álbuns mais vendidos do ano. Seu main single ‘You And I’ ficou no topo da Gaon Singles Charts por duas semanas consecutivas, vendendo mais de 1 milhão de cópias na primeira semana e mais de 5 milhões de cópias ao todo. A música também alcançou a maior posição na Billboard Korea K-pop Hot 100 por cinco semanas consecutivas, sendo a canção que ficou mais tempo no chart na época.

Com ‘Last Fantasy’, IU garantiu os prêmios de ‘Música do Mês – Dezembro’ no Gaon Chart K-pop Awards e no Cyworld Digital Music Awards; o ‘Bonsang’ e ‘Gravação do Ano’ no Seoul Music Awards; ‘TOP 10 Artistas’ no Melon Music Awards e ‘Melhor Artista Feminina’ no MAMA.

Na mesma época, a cantora assinou um contrato com a EMI Music Japan para entrar oficialmente no mercado japonês. Em Dezembro de 2011, ela lançou seu primeiro mini álbum japonês intitulado ‘I □ U‘, que possuía uma seleção de suas músicas lançadas anteriormente no mercado coreano.

Em 2012, IU fez dois shows no Bunkamura Orchard Hall em Shibuya, Tóquio, para mais de 4 mil pessoas. Após o concerto, ‘Good Day’ e ‘You and I’ tiveram suas versões japonesas oficialmente lançadas. O álbum single vendeu mais de 21 mil cópias físicas na Oricon Singles Charts, estreando em #6 lugar. Devido ao grande apoio dos japoneses, IU realizou 5 showcases ao redor do Japão com uma mini turnê intitulada ‘IU Friendship Showcase – Spring 2012’.

Em Fevereiro, IU se tornou embaixadora da Agência Nacional de Polícia da Coréia do Sul para suas campanhas anti-bullying nas escolas.

Sua primeira turnê solo coreana também aconteceu no mesmo ano, intitulada ‘Real Fantasy’. Os ingressos esgotaram em menos de 30 minutos e devido ao seu sucesso, dois shows encore foram adicionados na lista. O concerto contou com a participação de artistas como Ra.D, Lim Seulong e Lee Seung Gi.

Na mesma época, o quinto mini álbum ‘Spring of Twenty Year Old’ foi lançado em comemoração aos 20 anos de IU. O primeiro single ‘Peach’ ficou em #2 lugar na Gaon Digital e em #3 lugar na Billboard K-pop Hot 100. O segundo single ‘Every End of the Day’ liderou a Gaon Digital Chart por duas semanas consecutivas e a Billboard Hot 100 por quatros semanas consecutivas. Não houve qualquer tipo de promoção devido à sua agenda lotada de shows, mas em compensação, foi lançado um mini documentário de 26 minutos gravado em Veneza e Burano.

Em Setembro do mesmo ano, IU voltou para o Japão com o concerto ‘IU Friendship Special Concert – Autumn 2012’ e se apresentou para mais de 5 mil pessoas, tendo como convidado especial o grupo feminino Sunny Hill. Em comemoração ao show, foram lançadas as versões studio de ‘Friend’ de Anzen Chitai e ‘Aishiteru’ da série Natsume’s Book of Friends como singles digitais promocionais.

Com o fim de sua turnê ‘Last Fantasy’, IU se tornou apresentadora do ‘Quiz Show Q’, ao lado de Park Myeong Su e Sun Bom Soon. No fim do ano, ela foi a MC do SBS Gayo Daejoen ao lado de Bae Suzy e Jung Gyu Woon.

Sua crescente carreira levou à diminuição da frequência escolar e um declínio em suas notas, com exceção em literatura coreana. IU se formou na Dongduk Women’s High School no final de 2012 e decidiu não fazer faculdade para que pudesse se focar na carreira musical.

O amadurecimento artístico.

Abrindo 2013, IU estrelou o drama ‘You’re The Best, Lee Soon Shin!”, recebendo críticas positivas e alcançando uma audiência de mais de 30 pontos. Para a sua trilha sonora, em conjunto com Jo Jung Suk, foi lançado a música ‘Beautiful Song’.

Na mesma época, a cantora lançou seu segundo álbum japonês intitulado ‘Can You Hear Me?’. O álbum teve dois singles sendo eles ‘Beautiful Dancer’ e ‘New World’, produzidas por Jimmy Jam e Terry Lewis. Infelizmente, o lançamento não teve muito sucesso e alcançou posições bem abaixo de seu lançamento anterior no Japão. Mais tarde, IU lançou o single ‘Monday Afternoon’, que conseguiu recuperar um pouco de sua popularidade no país, mas ainda permanecia abaixo das versões japonesas de ‘You and I’ e ‘Good Day’ nos charts.

Em Outubro do mesmo ano, IU lançou seu terceiro álbum completo ‘Modern Times’, que foi um grande marco para a carreira da cantora, já que apresentou um som mais maduro e sofisticado do que os anteriores, contendo swing, jazz, bossa nova, pop latino e até mesmo gêneros folclóricos. O álbum contou com a participação de grandes cantores e compositores como Choi Baek Ho, Yang Hee Eun, Gain do Brown Eyed Girls, Jonghyun do SHINee e o guitarrista de jazz Baek Ju Won. Ele estreou em primeiro lugar na Gaon Album Chart e sete faixas alcançaram as 10 primeiras posições no Gaon Digital Chart, com o main single ‘The Red Shoes’ em #1 lugar, que garantiu o seu primeiro lugar em vários shows de música. Também conquistou o #4 lugar do Chart Mundial da Billboard e teve suas 12 faixas na parada do K-Pop Hot 100. As promoções começaram no M!Countdown e, além do single, IU também trouxe performances de ‘Modern Times, ‘Between the Lips’, ‘Love of B’, ‘Bad Day’ e ‘Walk with Me, Girl’.

O álbum rendeu os prêmios de ‘Música do Ano – Outubro’ no Gaon Chart K-Pop Awards; ‘TOP 10 Artistas’ no Melon Music Awards e ‘Melhor Artista Feminina’ no MTV Best of the Best e no MAMA.

Seu repackge álbum intitulado ‘Modern Times – Epilogue’ trouxe 3 novas faixas, incluindo o main single ‘Friday’, que liderou o Korea K-Pop Hot 100 por duas semanas consecutivas e ganhou o primeiro lugar em diversos shows de música, mesmo sem qualquer tipo de promoção televisiva.  O álbum físico vendeu mais de 61 mil cópias físicas. ‘The Red Shoes’ rendeu 1,2 milhão de cópias digitais e Friday a superou, vendendo mais de 3 milhões de cópias digitais.

Na mesma época, IU protagonizou o drama ‘Pretty Man’, lançando a música ‘Pastel Crayon’ para a trilha sonora, que também estava presente em seu repackge. A cantora também deu início à sua segunda turnê solo na Coréia do Sul de mesmo nome do álbum. Com o grande sucesso dos shows, novas datas foram adicionadas para apresentações em Hong Kong.

IU lançou seu primeiro álbum cover ‘A Flower Bookmark’ em 2014. O álbum foi lançado a pedido dos fãs e contém sete remakes de canções das décadas de 80 e 90 com uma mistura de gêneros como balada, dance, folk e rock, ficando em #3 lugar entre os Melhores Álbuns de Kpop da Billbord e vendendo mais de 53 mil cópias físicas e 2 milhões de cópias digitais. Seu primeiro single ‘My Old Story’ ficou em #2 lugar no Gaon Digital Chart, ao lado de duas outras faixas do álbum. Seu segundo single ‘The Meaning of You’, em colaboração com Kim Chang Wan, se tornou a música mais vendida do álbum. O álbum também rendeu os prêmios de ‘Artista do Ano’ e ‘TOP 10 Artistas’ no Melon Music Awards e ‘Vocalista Mais Popular’ no MAMA.

No mesmo ano, sua terceira turnê solo ‘Just One Step… That Much More’ foi realizada durante oito noites em um local menor do que os anteriores, já que IU queria realizar um concerto mais íntimo e de menor escala. Todos os ingressos foram vendidos dentro de 10 minutos. A turnê contou com convidados como Jonghyun do SHINee, Yonghwa do CNBLUE, Hwang Kwanghee, Kim Bum Soo, Lim Seulong, Jo Jung Suk, Ha Dong Kyun e AKMU. Todo o lucro do concerto foi doado às vítimas do Desastre da Balsa de Sewol.

Dois meses depois, IU fez sua primeira apresentação nos Estados Unidos no festival de música KCON em Los Angeles, com mais de 42 mil pessoas no local. Ela também lançou diversas colaborações com artistas que geraram grandes sucessos como: ‘Not Spring, Love or Cherry Blossoms’ com o grupo HIGH4 que conquistou o #1 lugar na Gaon Digital Chart e na Billboard Korea K-Pop Hot 100; ‘Anxious Heart’ com Ulala Session que alcançou o #4 lugar na Gaon Digital Chart; ‘Sing for Me’ com o grupo lendário god que atingiu o #9 lugar na Gaon Digital Chart; ‘Sogyeokdong’ com Seo Taiji que estreou em #4 lugar na Gaon Digital Chart e ‘When Would It Be’ um dueto com Yoon Hyun Sang que atingiu o #9 lugar da Gaon Digital Chart. Depois disso, IU se tornou a “líder de todos os tempos” por ter cinco músicas número #1 e sendo a artista que passou o maior número de semanas na K-Pop Hot 100 da Billboard.

Conquistando o mundo.

Em 2015, IU estrelou ao lado de Kim Soo Hyun, Chae Tae Hyun e Gong Hyo Jin, o drama ‘Producers’, uma das séries de TV mais esperadas do ano. A audiência chegou a atingir 17.7 pontos e a resposta crítica foi boa. O drama também rendeu um grande aumento na popularidade da cantora na China. Para a trilha sonora, IU cantou as músicas ’23’ e ‘Heart’, que posteriormente seriam lançadas como faixas bônus em seu próximo álbum. ‘Heart’ foi uma música feita de IU para os fãs e liderou as paradas após o seu lançamento como single digital, sendo uma das músicas mais vendidas do ano. Ela também foi uma das muitas canções de kpop usadas pelo Ministério da Defesa Sul Coreano em suas transmissões de propaganda para a Coréia do Norte.

Em seguida, ela participou do Festival de Música do Infinite Challenge ao lado de artistas como G-DRAGON, Taeyang, Hyukoh e Zion.T, no qual cada cantor fazia uma parceria com um dos seis apresentadores para criar uma música. O parceiro de IU foi Park Myeong Su, com quem gravou a música ‘Leon’, inspirada no filme: ‘Léon: O Profissional’. O festival contou com um público de 40 mil pessoas e seu episódio final alcançou uma pontuação de 21 pontos. ‘Leon’ foi lançado como uma faixa digital oficialmente e alcancou o #1 lugar em todas as paradas musicais da Coreia do Sul até o momento, conquistando mais de 136 Perfect All Kills.

Em Outubro do mesmo ano, foi lançado seu sétimo mini álbum ‘CHAT-SHIRE’. Foi o primeiro álbum que IU produziu sozinha, se baseando no tema “contos de fada” com relações diretas à ‘Alice no País das Maravilhas’, ‘Cinderela’ e ‘Meu Pé de Laranja Lima’, e escrevendo todas as letras de todas as faixas, com uma delas contendo a participação de Zion.T. O main single ‘Twenty-Three’ liderou as paradas musicais logo após o seu lançamento e as outras faixas ficaram logo atrás, criando uma filha nos charts. Apesar de não ter tido nenhum tipo de promoção nos programas semanais, o álbum ficou em #4 posição nos Álbuns Mundiais da Billboard e ganhou uma turnê nacional de mesmo nome.

Em Janeiro de 2016, IU começou a se preparar para as filmagens de seu mais novo drama ‘Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo’ ao lado de atores como Lee Jun Ki, Kang Ha Neul, Hong Jong Hyun, Seohyun do Girls Generation, Baekhyun do EXO e mais. Por ser uma série retratada em épocas antigas, suas filmagens e produção levam muito mais tempo do que outros com temas atuais. Sendo assim, IU ficou cerca de 9 meses reclusa e dedicada às gravações, aparecendo na mídia novamente somente em Setembro de 2016, quando ocorreu sua estreia oficial nas TVs coreanas.

‘Moon Lovers’ foi considerado o drama mais caro já feito na história cinematográfica coreana até o momento com um orçamento de mais de 13 milhões de dólares, incluindo grandes patrocínios da Warner, NBC e da YG Entertainment. O drama teve uma audiência considerada baixa levando em conta a reunião feita pela SBS com grandes atores, porém mediana comparada à outros lançamentos do mesmo horário. Ele também recebeu duras críticas pela edição, direção e atuação do elenco. Porém, internacionalmente, a série foi um grande sucesso e fez com que muitas pessoas se interessassem por esse lado do entretenimento coreano.

O drama levou os prêmios de ‘Orgulho da Cultura Coreana’ no Korea Brand Awards; ‘Melhor Ator – Categoria Fantasia’ (Kang Ha Neul), ‘Prêmio Especial de Melhor Atriz – Categoria Fantasia’ (Seohyun), ‘Prêmio Estrela da Onda Hallyu’ (Lee Jun Ki), ‘Melhor Casal’ (Lee Jun Ki e IU), ‘TOP 10 Estrelas’ (Lee Jun Ki), ‘Prêmio de Nova Estrela’ (Baekhyun) e ‘Prêmio Drudge’ (IU) no SBS Drama Awards e o ‘Prêmio de Popularidade’ (Baekhyun) no Asia Artist Awards, além de ter tido mais de 2.5 bilhões de visualizações na China através da plataforma Youku.

O ano da IU.

Em Abril de 2017, IU lançou seu quarto full álbum intitulado ‘Palette’, como principal letrista e produtora. O lançamento contou com três singles promocionais, incluindo ‘Palette’ com o G-DRAGON do Big Bang, ‘Through the Night’ e ‘Can’t Love You Anymore’ com Oh Hyuk do Hyukoh. ‘Palette’ estreou no topo da Billboard World Albums e liderou todas as paradas nacionais, tanto em vendas físicas como em digitais. Todos os singles chegaram ao topo do Gaon Digital Chart, com ‘Palette’ ficando por duras semanas consecutivas em #1 lugar e conquistando a coroa tripla por estar em #1 lugar também, ao mesmo tempo, no Gaon Online Download Chart e Gaon Online Streaming Chart. A música vendeu mais de 1 milhão de cópias digitais e acumulou mais de 100 milhões de streamings.

Porém, foi ‘Through the Night’ que se tornou a faixa mais vendida do álbum e o segundo single mais vendido de 2017 na Coréia. A canção vendeu mais de 2 milhões de cópias digitais em 37 semanas, teve mais de 134 milhões de streamings e até hoje a música se encontra no TOP 100 dos principais charts coreanos.

‘Cant’ Love You Anymore’ também teve uma grande performance nos charts, ficando em #3 lugar na Gaon Digital Charts, subindo para #1 lugar na semana depois e permaneceu no charts por mais 8 meses após seu lançamento. A música vendeu mais de 1 milhão de cópais digitais com mais de 91 milhões de streamings, se tornando uma das canções mais populares do ano.

Além de todas essas conquistas, o álbum também rendeu para IU diversos prêmios como ‘Álbum do Ano’ e ‘Melhor Compositora’ no Melon Music Awards; ‘Gravação do Ano’ no Seoul Music Awards, ‘Melhor Álbum Pop’ no Korean Music Awards; ‘Música do Ano’ no Golden Disk Awards; ‘Artista Feminina do Ano’ no MAMA e ‘Música do Mês – Março’, ‘Música do Ano’, ‘Letrista do Ano’ e ‘Melhor Produção’ no Gaon Chart Awards. Além disso, o MV de ‘Palette’ foi o vídeo mais visto de uma solista coreana em 2017.

Na mesma época, IU participou do reality show ‘Hyori’s B&B’. O show trouxe a vida da cantora lendária Lee Hyori ao lado de seu marido na Ilha de Jeju, abrindo o local para hóspedes e tendo IU como ajudante. O programa teve um sucesso estroso e grande audiência em seu canal, o que rendeu uma segunda temporada, a qual a cantora não pode participar devido às gravações de seu mais recente drama e foi substituída por Yoona do Girls Generation.

Em Setembro do mesmo ano, IU lançou seu segundo álbum cover ‘A Flower Bookmark 2’. Assim como seu antecessor, o álbum continha versões de faixas lançadas na década de 60 até início dos anos 2000, com uma mistura de folk, retro, ballad e disco. O primeiro single, ‘Autumn Morning’, foi lançado sem aviso prévio no dia 18 de Setembro para comemorar o nono aniversário de estreia da cantora. Ele ficou em todas as paradas musicais após o seu lançamento.

Um mês mais tarde, a cantora participou do single ‘Love Story’ do novo álbum do Epik High. A música foi um grande sucesso nas paradas e ficou em #1 lugar em tempo real em todos os principais sites de música coreana.

Mais tarde, entre Novembro e Dezembro de 2017, IU realizou uma turnê na Coreia e em Hong Kong para promover seu álbum ‘Palette’. A turnê possuiu o mesmo nome do álbum e contou com a participação de vários artistas como G-DRAGON, Epik High, ZICO, PSY e Dean, além de ter tido seus ingressos esgotados em menos de 1 minuto. Com essas e outras tantas conquistas da cantora em 2017, a Gallup Korea classificou a IU como a artista de kpop mais popular do ano.

10 anos do fenômeno.

Em 2018, ela participou do drama ‘My Ahjussi’ ao lado de grandes nomes da TV coreana como Lee Sun Kyun. O drama teve um grande sucesso de audiência, sendo dito como um dos melhores do ano, e destacou IU como uma atriz notável, devido à sua ótima e melancólica interpretação, diferentemente de tudo o que ela já tinha apresentado em trabalhos anteriores.

Em Julho de 2018, IU colaborou com ZICO através do single ‘SoulMate’, que liderou todos os principais charts de música e conquistou o #1 lugar na Gaon.

E para comemorar seus 10 anos de carreira, IU lançou o single ‘BBIBBI’. A música ultrapassou 1 milhão de ouvintes únicos no Melon em apenas 16 horas após o seu lançamento e em 23 horas. A música quebrou seu recorde anterior com ‘Leon’, registrando mais de 1,4 milhões de ouvintes únicos em suas 24 horas de lançamento. O single alcançou o #1 lugar na Gaon, #5 lugar na ‘World Digital Songs Chart’ da Billboard, sendo citada como uma das Melhores Canções do Ano pela mesma.

Em Outubro de 2018, IU começou sua nova turnê para comemorar seus 10 anos de carreira intitulada ‘dlwlrma’, que contou com a participação de diversos artistas como Yoon Jong Shin, CHUNGHA, TWICE, g.o.d, Lee Hyori e Lee Sang Soon. Ela anunciou durante os shows que está se preparando para seu próximo álbum, que provavelmente será lançado em 2019. Nesse período, ela também lançou uma colaboração com o cantor Kim Dong Ryul intitulada ‘Fairytale’ e participou do álbum especial de aniversário do GOD, fazendo um cover da música ‘Road’ com Henry, Jo Hyunah e Yang Da Il.

Muitas turbulências, porém muitos sucessos.

IU abriu 2019 com uma participação especial (e surpresa) no MV do comeback do Epik  High de LOVEDRUNK, onde mostrou suas incríveis habilidades de atuação.

Ainda no mundo das telas, IU estrelou em Abril a série de curta-metragens da Netflix, ‘Persona’, onde interpretou 4 papéis diferentes, e também foi confirmada como protagonista do drama de mistério e fantasia ‘Hotel Del Luna’, escrito pelas famosas Irmãs Hong. O drama foi um sucesso comercial, registrando a audiência mais alta de seu horário durante toda a sua transmissão.

IU iria lançar seu novo mini álbum ‘LOVE, POEM’ no dia 1º de Novembro, no entanto, ele foi adiado para o dia 18, após o falecimento de sua melhor amiga Sulli. Um dos singles do álbum, de mesmo nome, foi lançado conforme o planejado e em poucas horas alcançou seu primeiro all-kill. O single chegou a ficar em #1 na Gaon e em #9 na Billboard.

Em Novembro, a Billboard elegeu ‘Good Day’ como melhor música da década do kpop. Nesse mesmo mês, IU iniciou sua turnê intitulada ‘LOVE, POEM’, passando por diversas cidades e países da Ásia, principalmente no sudeste.

Um novo começo.

No dia 3 de Janeiro de 2020, foi anunciado que IU faria sua estreia nos cinemas com o filme ‘Dream’, ao lado do ator Park Seo Joon. O filme, ainda sem data exata confirmada, estaria confirmado para entrar nos cinemas em 2021, iniciando suas filmagens em Maio.

Pela primeira vez em nove anos, IU participou da trilha sonora de um drama, com a música ‘Give You My Heart’, para a comédia romântica ‘Crash Landing on You’. A música, lançada no dia 15 de Fevereiro, ficou no topo dos charts logo em menos de três horas após o seu lançamento. A canção também alcançou o #1 lugar no chart Digital da Gaon.

No dia 6 de Maio, IU lançou o single ‘Eight’, que foi um feat. com Suga, do BTS. A música seguiu a sua série de lançamentos anteriores da IU ‘Twenty-Three’ e ‘Palette’, que falam sobre as fases de suas idades e consequentemente, seus sentimentos e amadurecimento.

No dia 19 de Julho, IU lançou a música ‘Into the I-LAND’, que seria a música tema do reality show de sobrevivência da Mnet intitulado ‘I-LAND’. Uma apresentação da cantora foi marcada para a estreia do programa, porém, em um dia antes houve o seu cancelamento, sem nenhum motivo explicado até então.

Adeus aos seus 20 anos.

No dia 9 de Janeiro de 2021, IU ganhou o prêmio Daesang de Música do Ano no Golden Disc Awards com ‘Blueming’. No palco, ela anunciou que voltaria em breve com um novo single pop refrescante. ‘Celebrity’ foi lançada no dia 27 de Janeiro como o primeiro single de seu quinto full álbum, LILAC, que será lançado no dia 25 de Março. Ele também teve outros dois singles, sendo ‘LILAC’ e ‘Coin’.

O álbum obteve um sucesso comercial imediato, estreando no topo do chart de álbuns da Gaon, onde todas as faixas simultaneamente alcançaram o top 30 do chart digital. Ele liderou o iTunes em 11 países e seu single, ‘LILAC’, ficou em primeiro em todas as paradas coreanas, se tornando a quarta música com mais PAKs (Perfect All-Kills) da história. Seu primeiro single, ‘Celebrity’, não ficou para trás, alcançando o segundo lugar como música com mais PAKs na história.

Em Outubro, IU anunciou o lançamento de seu digital single ‘Strawberry Moon’.

Prêmios de Música:
• 2008:
Prêmio de Excelência – Gravação de Novembro (Lost and Found) pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo;
Álbum do Mês – Novembro (Lost and Found) pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo;
• 2010:
Prêmio de Cantora Novata da Nova Geração pela Premiação Oficial da República da Coreia;
Música do Mês – Junho (Nagging) no Cyworld Digital Music Awards;
Música do Mês – Dezembro (Good Day) no Cyworld Digital Music Awards;
Digital Bonsang (Nagging) no Golden Disc Awards;
Artista TOP10 no Melon Music Awards;
• 2011:
Artista do Ano no Cyworld Digital Music Awards;
Artista Top Seller (Maiores Vendas) no Cyworld Digital Music Awards;
Música do Mês – Dezembro (You & I) no Cyworld Digital Music Awards;
Música do Ano (Good Day) no Melon Music Awards;
Artista TOP10 no Melon Music Awards;
Melhor Performance Vocal Solo (Good Day) no MAMA;
Recorde do Ano em Vendas Digitais (Good Day) no Seoul Music Awards;
Prêmio Bonsang no Seoul Music Awards;
Cantora Feminina Favorita no Nickelodeon Korea Kids’ Choice Awards;
• 2012:
Música do Mês – Maio (Peach) no Cyworld Digital Music Awards;
Música do Mês – Fevereiro (Only I Didn’t Know) no Gaon Chart Music Awards;
Música do Mês – Dezembro (You & I) no Gaon Chart Music Awards;
Musicista Feminina do Ano no Korean Music Awards;
Música do Ano (Good Day) no Korean Music Awards;
Melhor Música Pop Coreana (Good Day) no Korean Music Awards;
Artista TOP10 no Melon Music Awards;
Melhor Artista Feminina no MAMA;
Recorde do Ano em Vendas Físicas (Last Fantasy) no Seoul Music Awards;
Prêmio Bonsang no Seoul Music Awards;
Cantora Feminina Favorita no Nickelodeon Korea Kids’ Choice Awards;
Melhor Cantora no Korean PD Awards;
Artista Mais Popular no Asia Model Festival Awards;
• 2013:
Melhor Nova Artista no Japan Gold Disc Award;
Artista TOP10 no Melon Music Awards;
Melhor Cantora Solo Feminina no Korean Entertainment 10th Anniversary Awards In Japan;
Melhor Artista Feminina no Sona Awards;
Melhor Solo Feminino no SBS MTV Best of the Best;
• 2014:
Música do Mês – Outubro (The Red Shoes) no Gaon Chart Music Awards;
Artista do Ano no Melon Music Awards;
Artista TOP10 no Melon Music Awards;
Melhor Artista Feminina no MAMA;
Vocalista Mais Popular no MAMA;
Melhor Solo Feminino no SBS MTV Best of the Best;
• 2016:
Artista Feminina Favorita no Korean Music Awards;
• 2017:
Álbum do Ano (Palette) no Melon Music Awards;
Artista TOP10 no Melon Music Awards;
Melhor Letrista no Melhor Music Awards;
Melhor Artista Feminina no MAMA;
• 2018:
Letrista do Ano no Gaon Chart Music Awards;
Música do Ano – Categoria Long-Run (Mais Tempo nos Charts) com Through the Night no Gaon Chart Music Awards;
Música do Mês – Março (Through the Night) no Gaon Chart Music Awards;
Música do Mês – Abril (Palette) no Gaon Chart Music Awards;
Digital Bonsang (Through the Night) no Golden Disc Awards;
Digital Daesang (Through the Night) no Golden Disc Awards;
Melhor Álbum Pop (Palette) no Korean Music Awards;
Recorde do Ano em Vendas Físicas (Palette) no Seoul Music Awards;
Melhor Música R&B/Soul (BBIBBI) no Melon Music Awards;
Melhor Artista Solo no KBS World Awards;
• 2019:
Música do Mês – Outubro (BBIBBI) no Gaon Chart Music Awards;
• 2020:
Música do Mês – Novembro (Love Poem) no Gaon Chart Music Awards;
Idol Champ Fan’s Pick – Solo no APAN Music Awards;
Melhor Letrista Internacional (Love Poem) no Asian Pop Music Awards;
Música do Ano (Eight) no Asian Pop Music Awards;
Artista Global no BreakTudo Awards;
Digital Bonsang (Blueming) no Golden Disc Awards;
Digital Daesang (Blueming) no Golden Disc Awards;
TOP 20 Músicas de Kpop do Ano (Eight) no JOOX Hong Kong Top Music Awards;
Melhor Música de Rock (Eight) no Melon Music Awards;
Artista TOP10 no Melon Music Awards;
Melhor Artista Feminina no MAMA;
Melhor Performance Vocal Solo (Blueming) no MAMA;
Melhor Collab do Ano (Eight) no MAMA.
• 2021:
Música do Mês – Maio (Eight) no Gaon Chart Music Awards;
Música Mais Vendida do Ano (Blueming) no Gaon Chart Music Awards;
Letrista do Ano no Gaon Chart Music Awards;
Melhor Vocalista Feminina no Brand Customer Loyalty Awards;
Melhor Artista Solo Feminina no Brand of the Year Awards;
Artista Global no BreakTudo Awards.

Prêmios de Atuação:
2013:
Melhor Casal com You’re the Best Lee Soon Shin no KBS Drama Awards;
Melhor Atriz Novata com You’re the Best Lee Soon Shin no KBS Drama Awards;
• 2016:
Melhor Casal com Moon Lovers no SBS Drama Awards;
Prêmio Idol Academy no SBS Drama Awards.
• 2018:
Top Excelência em Atuação (Feminino) com My Ahjusshi no APAN Star Awards;
Atriz Mais Popular no Asia Artist Awards;
Artista do Ano Asia Artist Awards;
Artista Mais Popular da Ásia no Asia Artist Awards;
Melhor Atriz com My Ahjusshi no Asia Artist Awards;
• 2019:
Atriz Mais Popular no Baeksang Arts Awards.
Melhor Atriz no Korea First Brand Awards.

Prêmios de Variedade:
• 2010:
Prêmio Fotogênico no Korea Visual Arts Festival;
Melhor Novata em Programas de Variedade (Heroes) no SBS Entertainment Awards;
Melhor Trabalho em Equipe em Programa de Variedade (Hereoes) no SBS Entertainment Awards;
• 2011:
Estrela Mais Popular dos CFs no Mnet 20’s Choice Awards;
TOP10 Ícones da Moda no Style Icon Awards;
Prêmio de Boa Modelo no Korea Advertising Association Awards;
Prêmio de Modelo do Ano no TVCF Awards;
• 2015:
Prêmio do Primeiro Ministro no Korean Popular Culture and Arts Awards;
• 2018:
Prêmio de Anjo das Doações no Journalists Federation of Korea;
• 2019:
Recomendação Presidencial no National Tax Service.
• 2020:
Modelo Feminina do Ano no Korea First Brand Awards.
• 2021:
Modelo Feminina do Ano no Brand Customer Loyalty Awards;
Modelo Excelência – Escolha dos Patrocinadores no Korea Advertising Association Awards;
Voluntária do Ano no The Seoul’s Mayor Awards.

CLIQUE AQUI PARA VER
CURIOSIDADES SOBRE A IU

Projetos/Causas de Filantropia:
Anti-Bullying em Escolas em parceria com a Agência de Polícia Nacional de Seul;
– Bolsa de Estudos (Projeto IU Scholarship) para crianças de famílias pobres em parceria com DongdukGirls HighSchool;
– Crianças Carentes em parceria com Fundação Green Umbrella;
– Procura de Crianças e Pessoas com Deficiência Desaparecidas em parceria com o Centro Nacional de Crianças Desaparecidas;
– Câncer Infantil em parceria com a Fundação de Câncer Infantil da Coreia, The Snail of Love e Associação Coreana de Crianças com Leucemia e Câncer;
– Idosos Surdos em parceria com o Centro de Suporte Coreano para Surdos;
– Idosos Carentes em parceria com a Fundação Coreana;
– Ajuda à Mães Solos em parceria com a Associação Coreana de Mãe Solos;
– Prevenção da COVID-19 em parceria com a Associação Coreana de Médicos, Associação Coreana de Enfermeiros e a Fundação Good Neighbours.

Marcas parceiras:
– CNP Cosmetics & Laboratory;
– KD Pharma (Gnal-N);
– J.ESTINA;
– GUCCI;
– VEDI VERO;
– Jeju Samdasoo;
– Chamisul Soju;
– Binggrae Banana Flavoured Milk;
– Anipang 4;
– HSTYLE;
– Samsung Card;
– Serviço Nacional de Impostos da Coreia;
– Wavve;
– Banolim Pizza;
– Evezary;
– BLACKYAK;
– Wavve;
– New Balance;
– Kakao Webtoon.